Yoga para combater a violência que é o cancro

Cancro é uma palavra difícil de digerir, ainda assim tem que ser dita, escutada e pensada. Há cada vez mais campanhas, mais informação, ciência mais avançada. Mas que fazemos nós com todo este conhecimento?

NÃO PODEMOS CONTINUAR INDIFERENTES AO CANCRO

Pessoalmente já me deparei quatro vezes com a doença em pessoas muito próximas, duas das quais sem final feliz. 

Por esta razão – e por todas as razões que possam fazer sentido a quem seja confrontado de alguma maneira com esta realidade – escolho não ignorar o tema cancro. Escolho procurar soluções ligadas ao Yoga, que possam ajudar de alguma forma. 

Ferramentas essenciais

O Yoga pode ser uma ferramenta de “coping”, mas, mais do que tudo, é necessário falar abertamente sobre cancro e arranjar formas de reagir. Com esse objetivo, deixo neste artigo alguns benefícios do Yoga perante este cenário. Benefícios já bastante estudados pela ciência em doentes e sobreviventes da doença.

Devemos ter em atenção que este tipo de aula de Yoga deve ser ligeira e adaptada a cada caso (a não ser que se trate de sobreviventes de cancro que estejam bem de saúde, com o sistema imunitário a funcionar normalmente).

Os benefícios

Os estudos científicos dividem os benefícios em 2 grandes grupos: Físicos e psicológicos. Ambos a ter em conta, pois os psicológicos (onde estão incluídos os benefícios emocionais) são tão importantes quanto os físicos (incluindo nas pessoas que rodeiam e suportam os doentes e sobreviventes de cancro – imprescindíveis em todo o processo).

Benefícios mais expressivos – valores entre os 69% e os 75% de ganhos:

  • Redução de stress;
  • Baixa de níveis de ansiedade;
  • Combate à depressão;

Stress, ansiedade e depressão sobem os níveis metabólicos de acidez do corpo, o que facilita o crescimento e propagação de doença (e do cancro em especial).

Além disso, o Yoga: 

  • Reduz em 51%Fadiga (sintoma que nos impede de lutar por nós mesmos, ou de reagirmos e fazermos coisas na nossa direção).
  • Aumenta em 49% a qualidade de vida generalizada (função emocional e social – conexão).
  • Desenvolve positivamente em cerca de 31% o bem-estar geral.

Com resultados como estes, não podemos olhar para o Yoga como algo que está na moda. Devemos encarar esta prática física, mental, emocional e espiritual como uma ferramenta muito interessante na resposta à violência que é o cancro.

Faça Yoga. Faça frente a este problema. 


Texto originalmente publicado em Simply Flow by Fátima Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *