«Sempre gostei de praticar exercício físico, mas há 15 anos fui diagnosticada com várias hérnias discais e fiquei impossibilitada de praticar uma grande parte das atividades que me davam prazer. O ortopedista que me acompanhou foi peremptório: “tens que praticar yoga ou pilates, com regularidade, para o resto da vida!”
Na altura optei pela via fácil: fármacos e aguentar a dor. Não acreditava que a prática de yoga ou pilates pudesse fazer a diferença.
Cinco anos depois do diagnóstico, já o meu irmão dava aulas de yoga, e depois de várias crises agudas e de alguns momentos de incapacidade física, decidi experimentar uma aula. Foi amor à 1ª aula! Adorei a sensação de esforço e superação e, acima de tudo, o bem estar imediato que me proporcionou. Deixei de ter dores constantes, crises incapacitantes e aboli os analgésicos.
Hoje em dia não vivo sem a minha prática, que me devolveu qualidade de vida e que me ajuda a controlar o corpo e a mente.»
Marta Mendes
«Trabalhar com o Pedro mudou completamente a minha prática. Andava a “fazer” Yoga há mais de dez anos quando conheci o Pedro – o que significa que fazia as sequências e sentia-me bastante bem com elas.
Quando comecei as aulas privadas com o Pedro, ele desafiou-me nas asanas mais básicas, que eu já tomava por garantidas. Ele impulsionou-me a perceber verdadeiramente cada movimento e respiração. A começar a acordar músculos profundos que estavam adormecidos há muito tempo. A minha prática – e corpo – têm-se desenvolvido de uma forma que nunca aconteceu.
Felizmente, o Pedro tem um grande sentido de humor. Mesmo quando os meus músculos estão a tremer e estou, em silêncio, a maldizer tudo o que me manda fazer, conseguimos rir no final.
Nas aulas de grupo, o Pedro faz um excelente trabalho em desafiar todos os presentes, independentemente dos diferentes níveis de experiência de cada um. Cada aula é diferente – nada repetitiva ou aborrecida – o que nos desafia e exige de nós atenção plena.
Finalmente, o que distingue o Pedro é o profundo conhecimento que tem do corpo. Ele consegue explicar porque é que cada posição é feita de determinada forma; ele desafia-nos para garantir que cada músculo profundo é ativado; e está profundamente comprometido em garantir que os seus alunos protegem o seu corpo a longo prazo.
Honestamente, nunca trabalhei com um professor de Yoga melhor.
Amanda Gentine
«O Yoga tem sido uma experiência fascinante. A sua prática é um processo onde nada acontece facilmente. É um processo no qual tão depressa frustramos muito, como também nos espantamos com os nossos pequenos progressos, as nossas pequenas conquistas, às quais nos agarramos para continuar.
Trouxe-me também enormes melhorias no meu bem estar físico e emocional. As dores nas costas, na zona lombar, eram uma constante na minha vida, incapacitavam-me e tornavam dolorosas tarefas básicas do dia a dia. A título de exemplo: a determinada altura a lavagem dos dentes era uma missão muito dolorosa.
A prática do yoga para além de ativar e fortalecer músculos que são essenciais ao nosso dia a dia, corrige a nossa postura e dá-nos ferramentas para nos defendermos. Como costumo dizer a quem inicia a prática connosco “não se assustem, porque antes de melhorar ainda vão piorar” e isto porque quando começamos a trabalhar músculos que nem sabíamos que existiam ficamos doridos, mas simultaneamente livramo-nos das dores que nos perseguem há meses ou mesmo anos.
Emocionalmente tem-me ajudado muito a encarar e relativizar os problemas e a encontrar a calma e paz interior para encontrar a melhor solução. Ensinou-me a não sofrer por antecipação e que tudo na vida tem solução menos a morte, que é preciso ter a calma necessária para a encontrar, o que em determinados momentos pode ser difícil ou mesmo muito difícil.
Não posso terminar este testemunho sem me referir à importância do professor, do mestre. Tenho a sorte de praticar yoga com um professor profundamente conhecedor do corpo humano e por isso mesmo muito cuidadoso e atento, ao mesmo tempo que também é exigente, muito exigente. Esta exigência tem o duplo efeito de me deixar exausta mas também de me desafiar a conseguir o que me pede, ainda que consciente que isso pode levar muito tempo a conseguir.»
Madalena Neves
«O que o Pedro fez e faz por mim, não dá para expressar por palavras. Apareceu num momento decisivo da minha vida e desde aí que me ajuda a seguir em frente. A ter foco, força e muita resistência à frustração.
Com ele reaprendi a respirar e a importância de abrir o peito. Pela primeira vez percebi que me tenho mesmo de colocar em primeiro lugar. E como não estou habituada, há alturas em que desligo e desisto de mim. Mas não faz mal. Porque sei que ele não desiste. E que está lá para me ajudar a estar de pé. Obrigada, Pedro.»
Verónica Silva
«Começar a praticar Yoga com o Pedro, há 18 meses, mudou a minha vida. Com ele, a jornada em direção a um eu mais saudável, forte, feliz, mais perspicaz, tem sido excitante, compensadora e desafiante – com muito divertimento e riso!
Ele partilha o seu conhecimento e paixão pelo corpo, mente e espírito de uma forma cativante, profissional e entusiasta. O que torna as aulas, não só um grande treino físico, mas também espiritual e filosoficamente muito valiosas.
Ao longo do tempo, o Pedro tem-se revelado um ótimo professor e guia, assim como um grande amigo e mentor. Estou ansioso por continuar esta jornada com ele!
Obrigada, uma vez mais, pela ótima experiência com o Yoga! Sou muito feliz por te conhecer!»
Frank Fiskers
«Yoga – um exercício completo que me obriga a concentrar, me tonifica e cansa. Não sei se mudou a minha vida, mas ajuda-me a continuar “jovem”. O meu corpo já consegue fazer coisas que há anos não conseguia e esta mesma evolução observo nos colegas de aula.
Porém tenho de confessar que este ânimo todo tem um culpado – o Pedro. Se ele nos abandona não sei…não garanto nada.»
Helena Rodrigues
«Em março de 2019 fez 4 anos que conheci o Pedro e desde então tenho sido uma das suas seguidoras. O Pedro é exigente, mas essa exigência ajuda-nos a evoluir fisicamente e emocionalmente.
Uma das frases que mais uso quando recomendo as aulas do Pedro é não nos lembrarmos do durante, mas sim do depois. Com a prática percebi que é necessário ser persistente, ter muita paciência e aceitar as nossas limitações. Agradeço toda a dedicação.»
Elisabete Hencleeday
«ENORME.
Sim, poderia estar a falar da sua carreira como atleta de alta performance como atleta de danças de salão… ou como bailarino profissional da Gulbenkian, ou como “high performer” em tantos projetos de natureza artística por onde foi desenvolvendo e otimizando o seu DNA. Mas não, não é o caso, afinal excelentes profissionais temos em muitas áreas.
ENORME, porque transporta em si um conhecimento infindável sobre o funcionamento do corpo humano e otimização de qualidades físicas que escolheu, por agora (esta é uma “piada privada”), expressar através de um “veículo” que se designa por Yoga (mas que a sua curiosidade e sagacidade fazem evoluir para uma variante que transpira já a sua imagem de marca).
ENORME, pela sua capacidade de olhar o outro numa perspectiva de crescimento e não numa perspetiva de incapacidade ou défice de qualquer espécie.
ENORME, porque a sua dedicação é indiferenciada, esteja a trabalhar com o cliente mais anónimo ou mais conhecido do grande público (não desiste, nem deixa desistir…).
ENORME, porque transpira Vida, Perseverança, Resiliência, Superação e capacidade de re-invenção.
ENORME – o Pedro, é enorme.
Tal como a minha admiração pelo seu trajeto pessoal e profissional que, de forma privilegiada, tenho assistido e, em muitos momentos, participado.»
Ana Ramires